Na contramão da crise, setor de shoppings centers fecha 2016 com alta de 4,3%

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2017 07h03
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Reprodução/Shopping D Shopping

O ano de 2016 trouxe grandes perdas para vários setores da economia brasileira. No entanto, o setor de shoppings centers, na contramão, termina 2016 com ligeiro crescimento.

Segundo o IBGE, o volume de vendas no varejo nacional caiu 6,4% no ano passado, enquanto a indústria de shoppings centers cresceu 4,3%. O faturamento do setor no ano passado foi de R$ 157,9 bilhões.

A informação é do censo da Associação Brasileira de Shoppings Centers, a Abrasce, e foi divulgada nesta terça-feira (31).

Para o presidente da entidade, Glauco Humai, o setor foi resiliente e sobreviveu ao ano turbulento graças à eficiência e dinamismo. Ele afirmou que o crescimento deve ser atribuído ao mix oferecido nos shoppings.

Estes espaços reúnem vários serviços que ajudam, em um ambiente, a solucionar o dia a dia das pessoas.

Afinal, segundo a Abrasce, são 440 milhões de pessoas por mês que circulam nos shoppings brasileiros.

Para 2017, as perspectivas são positivas, mesmo sendo um ano de transição, segundo a entidade.

Glauco Humai apostou em maior solidez no mercado no terceiro trimestre do ano: “então a gente espera fechar o ano com números na ordem de crescimento de 5%”.

Para o presidente da Abrasce, o essencial para a melhoria no varejo é aumento da confiança, garantindo ambiente sólido e seguro para investimentos.

O foco para este ano, também, estará no investimento de novos empreendimentos fora das capitais.

Dos 30 novos shoppings a serem inaugurados, 77% estarão em cidades até 500 mil habitantes.

*Informações do repórter Fernando Martins

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