Na Grécia, Barack Obama reconhece que democracia enfrenta desafios

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2016 08h25
EFE Obama chega à Grécia em sua última viagem como presidente dos EUA - EFE

Presidente dos Estados Unidos tenta acalmar governos europeus sobre Donald Trump e reconhece que a democracia passa por desafios. Barack Obama disse que a globalização e a distância entre os governos e os cidadãos tem causado essas tensões.

Para o democrata, a democracia precisa de uma correção de trajetória para que os benefícios da globalização sejam distribuídos de maneira mais igual.

Em discurso em Atenas, na Grécia, o presidente afirmou que Trump e Brexit são exemplos disso e falou que o nacionalismo está crescendo no mundo.

“Se as pessoas sentem que estão perdendo o controle do futuro, elas vão desacelerar. Foi assim os Estados Unidos e Na Europa. Nessa nova realidade, onde culturas se chocam, é inevitável que algumas pessoas busquem conforto no nacionalismo. em um mundo com grande desigualdade”, disse Obama.

Nesta quinta-feira (17), Obama terá reuniões com a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, o premiê italiano Matteo Renzi e a premiê britânica Theresa May.

Os principais líderes europeus estão preocupados com o novo presidente dos Estados Unidos.

Além de trazer temores sobre o comércio e o acordo do clima, Donald Trump preocupa a região pela turbulenta formação de governo.

Dois nomes foram anunciados e duas desistências já foram registradas. O republicano se manifestou pelo twitter afirmando que o processo está muito organizado e que ele é o único a saber quem são os finalistas dos cargos.

O presidente eleito ainda atacou o The New York Times, afirmando que o jornal é falho e está parecendo um idiota nesta cobertura.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.