“Não antevemos situação complicada neste verão”, diz secretário de Recursos Hídricos de SP

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2016 12h27
Benedito Braga

A temporada de verão começa nesta semana e, em relação ao abastecimento de água, há a espera de chuvas para o Estado. Com isso, existe também a expectativa de um melhor armazenamento para que São Paulo não passe pelas mesmas dificuldades hídricas vividas no ano passado.

Em entrevista exclusiva ao repórter Marcelo Mattos, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Benedito Braga, destacou que “os armazenamentos em boas condições e a conscientização da população” contribuirão para um bom desempenho hídrico.

“Combinando os dois fatos, não antevemos nenhuma situação mais complicada neste verão (…) A nossa situação de armazenamento é normal. Já atingimos nossa normalidade de hidrologia antes da crise, o que não quer dizer que não devamos economizar água”, alertou.

Obras hídricas

Benedito Braga destacou que grande parte das obras estará concluída já no ano que vem e colaborarão para o Estado administrar a capacidade de seus reservatórios.

“Tivemos a execução da interligação do Rio Grande com o Alto Tietê, que era um sistema que trazia preocupação e a obra já está em funcionamento. Terminamos a interligação do Rio Pequeno com o Rio Grande. Fizemos adição de um metro cúbico do Rio Guaió. Estamos dentro do cronograma com a obra de interligação do reservatório de Jaguar com o Atibainha. E deve ser entregue no ano que vem a PPP de São Lourenço. Está tudo caminhando dentro do cronograma”, explicou.