Nobel da Paz, ex-presidente israelense Shimon Peres morre aos 93 anos
Morre um dos maiores ícones da história de Israel, o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz. Shimon Peres morreu na noite desta terça-feira (27) aos 93 anos, informou a agência estatal de Israel.
Ele estava hospitalizado desde 13 de setembro após ter sofrido um acidente vascular cerebral no início do mês.
O médico pessoal de Peres havia informado que a situação do ex-presidente se agravara segundo diagnóstico feito em uma clínica de Tel Aviv onde estava internado. Peres teve dano cerebral grave e órgãos começaram a apresentar sinais de falência.
Políticos da oposição e membros do Gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ainda se despediram ontem do político.
Com uma carreira de quase 70 anos, o político idolatrado nacionalmente ajudou a construir o Estado de Israel, foi várias vezes ministro, duas vezes premiê e é tido como um dos precursores das tentativas de paz com a população palestina.
Popularmente conhecido por defender um Oriente Médio onde Israel pudesse conviver em paz com os vizinhos árabes e palestinos, e firme apoiador de uma cooperação econômica, ocupou as pastas ministeriais mais importantes do governo israelense.
Peres também é reconhecido por ter sido o principal impulsor do programa nuclear israelense e de sua indústria aeronáutica, um dos principais fatores para vencer os países árabes em pelo menos cinco guerras.
Confira as informações do correspondente internacional da Jovem Pan, Ulisses Neto:
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.