Nos dias de hoje, planejamento das cidades passa pela tecnologia e sustentabilidade

  • Por Jovem Pan
  • 28/04/2017 10h27
Mitos & Fatos

Repensar cidades complexas como São Paulo e o Rio de Janeiro foi um dos desafios propostos pelo fórum “Mitos & Fatos”, promovido pela Jovem Pan.

Transformar locais já estabelecidos e com grande densidade populacional tem sido promessa constante dos prefeitos das maiores cidades brasileiras.

A concentração de empregos nas áreas mais centrais é um dos principais problemas, por gerar longos deslocamentos para quem mora nos bairros.

O Plano Diretor de São Paulo foi concluído em 2014 e tem como um dos objetivos trazer os empregos para mais perto da população.

O ex-vereador Nabil Bonduki, que foi relator do texto, entende que a crise econômica prejudicou que as propostas saíssem do papel.

O secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, explica que a descentralização é necessária para se reduzir o número de viagens.

O secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, lembra que somente levar os serviços públicos para as áreas mais afastados não garante a segurança.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, entende que é importante que as cidades se preparem para as mudanças climáticas.

Para os debatedores, nos dias atuais o planejamento da cidade passa pelos aspectos da sustentabilidade e também da tecnologia.

Confira a reportagem completa de Anderson Costa: