Número de pessoas que trabalham com Internet aumenta 211% em 6 anos

  • Por Jovem Pan
  • 19/10/2016 07h44
Internet - computador - flickr

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Internet mostra um aumento no número de pessoas que trabalham em sites ou em outros postos ligados a plataformas online.

O total de vagas de emprego oferecidas por este setor saltou de 177 mil, no ano 2000, para 326 mil, em 2016. O crescimento registrado no período é de 211%.

A ampliação da oferta de trabalho na Internet pode ter relação direta com a crise econômica, que afetou o mercado formal.

O presidente da Associação Brasileira de Internet, Eduardo Parajo, explicou que as demissões levaram muitas pessoas para o empreendedorismo digital.

“Apesar de a crise estar afetando com quedas no PIB, o número de empresas no setor tem crescido. O empreendedorismo continua em alta”, disse.

Eduardo Parajo acrescentou que, em geral, as empresas abertas na Internet possuem estruturas menores, mas mesmo assim, têm ajudado a ampliar o mercado de trabalho.

Desde 2000, os setores de consultoria em tecnologia da informação, tratamento de dados, provedores de serviços e suporte técnico foram os que mais contrataram.

De acordo com a Abranet, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro reúnem hoje 51% de toda mão-de-obra empregada neste setor, em todo o País.

*Informações do repórter Vitor Brown