“O cenário mais provável é de uma disputa constitucional” diz Ana Carolina Peliz sobre eleições na Venezuela

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2015 12h12
EFE/Manaure Quintero Venezuelanos comemoram vitória da coalizão de oposição nas ruas de Caracas

 A oposição teve uma vitória esmagadora nas eleições legislativas na Venezuela e a aliança opositora MUD conquistou 99 cadeiras, contra 46 do partido do governo Nicolas Maduro.

Ao anunciar o resultado, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, agradeceu o apoio internacional e exaltou a vitória da democracia: “No dia de hoje, tivemos uma grande jornada pela democracia”.

Pouco depois, o presidente Nicolas Maduro aceitou a derrota do Partido Socialista Unido da Venezuela.

Em pronunciamento, o líder chavista afirmou que reconhece o resultado das urnas, mas adiantou que é hora de uma nova revolução: “Nós, vendo estes resultados, viemos com nossa moral, com nossa ética, a reconhecer os resultados adversos, a aceitá-los e a dizer à nossa Venezuela, que triunfou a Constituição e a democracia. Aceitamos os resultados, exatamente como foram emanados pelo poder eleitoral”.

É a primeira vez em 15 anos que o partido do governo não vence as eleições legislativas na Venezuela.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, a jornalista Ana Carolina Peliz, diretamente da Venezuela, comenta como foi a comemoração dos resultados da eleição e o que isso significará para o governo, que deverá seguir uma linha mais conciliatória. Ela também comenta como está a profunda crise econômica que assola o país e como isso impacta o dia a dia da população. Confira!

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.