“O que aconteceu no país durante a minha ausência?”, diz Obama após silêncio
Em sua primeira aparição pública após deixar a Casa Branca, Barack Obama defende a criação de uma nova geração de ativistas nos Estados Unidos.
O ex-presidente quebrou três meses de silêncio e descanso ao discursar na Universidade de Chicago nesta segunda-feira (24).
Na cidade onde iniciou sua carreira política, o democrata declarou que incentivar a participação política entre os jovens será o seu novo desafio.
No início da fala, Obama arrancou gargalhadas do público ao perguntar: “o que aconteceu no país durante a minha ausência?”
Barack e a ex-primeira-dama, Michele, criaram a Fundação Obama, na zona sul de Chicago, mesma região pobre em que o democrata morou.
O ex-presidente confessou que passou muito tempo pensando o que ele vai fazer no seu novo emprego. Obama respondeu que a coisa mais importante que pode fazer é ajudar a preparar a próxima geração de líderes.
Em um discurso de uma hora e meia, o democrata não falou em nenhum momento sobre Donald Trump.
Os três meses de silêncio e a recusa em falar sobre os temas atuais da política americana mostram que Obama não tem nenhuma vontade de assumir a figura de líder e porta-voz do Partido Democrata.
No dia 25 de maio, o ex-presidente participa de um diálogo em Berlim com a chanceler alemã Angela Merkel, em virtude do aniversário de 500 anos da Reforma Protestante.
*Informações do repórter Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.