Obama critica Trump e pede que republicano pare de “choramingar”
Barack Obama faz crítica incisiva às conspirações ventiladas por Donald Trump em relação ao processo eleitoral americano.
O candidato republicano à Casa Branca tem repetido como um mantra que as eleições já estão manipuladas, seja na cobertura da imprensa ou nas próprias urnas.
O pleito ocorre no dia 8 de novembro, mas Trump já tem criticado a votação antecipada.
Na Casa Branca, após uma reunião bilateral com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o presidente foi duro com o republicano.
“Eu nunca vi um candidato que desacredita no processo eleitoral antes de começarem as eleições. Não há precedentes e não há fatos que baseiem isso”, disse Obama. O presidente ainda pediu para que Trump pare de choramingar e vá buscar mais votos.
Nesta terça-feira (18), Trump voltou a alegar que as eleições americanas estão manipuladas e que a mídia é uma extensão da campanha de Hillary.
A democrata enfrenta agora novas acusações sobre o uso de um servidor privado de email no tempo que era secretária de estado.
Documentos divulgados pelo FBI mostram que um diretor do departamento que ela chefiava tentou sem sucesso reduzir a confidencialidade das mensagens.
O candidato republicano disse que o episódio mostra um conluio pior do que o Watergate para inocentar Hillary Clinton.
*Informações do repórter Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.