Odebrecht assina termo de colaboração com Panamá e pagará multa de US$ 59 mi

  • Por Jovem Pan
  • 13/01/2017 07h17
  • BlueSky
Agência EFE Fachada da Odebrecht - EFE

A empreiteira Odebrecht fecha acordo com o Ministério Público do Panamá e, agora, deverá pagar 59 milhões de dólares às autoridades do país. O valor corresponde à propina paga pela construtora, em contratos de obras realizadas entre 2010 e 2014.

As investigações partiram de relatórios da Justiça dos Estados Unidos e indicam envolvimento da companhia em atos de corrupção em 12 países.

A procuradoria do Panamá ainda apura se dois bancos estavam repassando a companhia informações sigilosas sobre o processo.

A procuradora-geral do Panamá, Kenia Porcell afirmou que os executivos da Odebrecht vão entregar, nos próximos os primeiros 59 milhões de dólares, que teriam sido entregues como subornos a pessoas físicas e jurídicas do país, mas destaca que a empresa está colaborando com as investigações.

Kenia Porcell não revelou se a construtora poderá voltar participar de licitações de obras públicas no Panamá, após a assinatura do acordo.

Em dezembro, as autoridades haviam proibido a entrada da companhia em novos empreendimentos no país.

O acordo com o governo panamenho faz parte de uma série de negociações que a Odebrecht vem fazendo para encerrar investigações na América Latina.

Acordos semelhantes já foram assinados no Peru e na Colômbia. Em todos estes países, a empreiteira aceitou pagar uma multa, para ressarcir os valores desviados com esquemas de corrupção.

A ideia é da empresa é reverter as proibições impostas pela Justiça e voltar a participar de licitações.

*Informações do repórter Vitor Brown

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.