Oito em cada 10 acidentes com vítimas nas marginais envolvem motociclistas

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2017 10h49

Isoladamente Paulo Pinto/Fotos Públicas Marginal Tietê - Fotos Públicas

Os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego registraram 10% mais acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros no segundo mês de vigência do programa Marginal Segura, que aumentou o limite de velocidade das pistas expressas para 90 km/h.

Ao todo, foram 117 ocorrências contra 106 no período anterior. Segundo os dados operacionais, entre 24 de fevereiro e 26 de março, houve quatro atropelamentos e duas mortes de motociclistas.

A maioria das ocorrências envolveu moto: 93 acidentes, quase 80% do total.

Nos primeiros 30 dias do programa, que cumpriu uma promessa de campanha do prefeito João Doria, também foram registrados quatro atropelamentos e apenas uma morte, envolvendo motociclista.

A CET atribuiu o crescimento à eficiência. Desde janeiro houve um aumento de 67% do número de agentes na rua e uma mudança na operação que reduziu em 25% o tempo de atendimento de ocorrências.

Logo, problemas que antes não entravam nas estatísticas da Companhia pela morosidade do atendimento passaram a fazer parte das planilhas.

A Prefeitura da capital reiterou que os dados operacionais, captados pelo agentes em campo, não podem ser comparados com os dados consolidados dos últimos anos, porque esses têm como base os boletins de ocorrência.

A defasagem de atualização dos consolidados é de cerca de quatro meses. O consolidado de 2016, por exemplo, ainda não ficou pronto.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.