Operação Lava Jato é elogiada durante Fórum Econômico na Suíça: “histórica”
Autoridades e especialistas reunidos no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, fizeram elogios e prestaram homenagens à Operação Lava Jato.
A ação liderada por procuradores brasileiros foi exibida na convenção como “um exemplo mundial de combate à corrupção”. A força-tarefa foi citada como um sinal de avanço institucional na América Latina e como caso bem-sucedido de aplicação da lei contra políticos e empresários.
Quem recebeu as honrarias foi o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que participou de uma mesa de discussões sobre o combate à corrupção.
Janot atribuiu o sucesso da Lava Jato à autonomia dos investigadores brasileiros e também à cooperação de autoridades de outros países.
O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, também participou do encontro e classificou a Operação Lava Jato como “histórica”.
“Nós repetimos por vários anos os mesmos problemas e acredito que as conquistas obtidas no Brasil apontam para um futuro otimista. Sempre falamos sobre instituições fortes, mas vocês viram o que foi feito pelo Ministério Público e pela Justiça do Brasil? Isto é realmente histórico! Acho que ainda não tivemos noção da dimensão do que aconteceu. Esta é uma lição para todo o mundo”, disse.
O ex-ministro de Indústria e Comércio da Venezuela, Moises Naim, ressaltou o respeito às instituições como uma das marcas da Operação Lava Jato.
Os especialistas mencionaram, ainda, a importância da intensificação do combate à corrupção na recuperação econômica do Brasil.
Confira a reportagem completa de Vitor Brown:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.