Operação Verão: tecnologia será usada contra violência na temporada de férias

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2015 12h29
Motoristas enfrentam trânsito carregado na Rodovia dos ImigrantesEstradas de São Paulo no final de ano

 Operação Verão pretende unificar informações da polícia no Estado para conter violência nas cidades litorâneas durante a temporada de férias.

Câmeras e radares com leitor de placas dos veículos, que indicam avisos de roubo ou furto, serão usados para transmissão rápida das ocorrências.

O secretário da Segurança Pública pretende monitorar estradas e vias de Peruíbe, do Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Campos do Jordão. Em entrevista a Marcelo Mattos, Alexandre de Moraes promete uma cerca eletrônica de proteção em São Paulo, a exemplo de Londres e Nova Iorque: “Vamos fazer uma rede de proteção e por isso essa cerca eletrônica. Nenhum veículo que entrar nessa cerca eletrônica, sendo furtado, roubado, deixará de ser identificado”. Alexandre de Moraes quer autorizar o uso compartilhado das redes no Estado e nos bairros, como as 100 câmeras já existentes no Morumbi.

O deputado Coronel Camilo, ex-comandante da PM, ressalta os arrastões nas estradas, na região da Riviera de São Lourenço, no retorno do feriado: “Tecnologia sempre é uma grande aliada. Aumenta o braço da polícia. De forma visível, as pessoas precisam saber que estão sendo monitoradas, tem que ser divulgado pela polícia. Isso inibe a ação dos criminosos. Principiante os criminosos de estrada, que são crimes de oportunidade”.

Na volta do último feriado, Dia Nacional da Consciência Negra, ladrões armados abordaram os motoristas na rodovia Rio-Santos. A Operação Verão 2016 terá início em 18 de dezembro com reforço do policiamento nas principais cidades litorâneas do Estado de São Paulo.