Os Pingos nos Is: Confira o conteúdo exclusivo da internet de 11/05/2015

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2015 19h57
  • BlueSky

O que Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina não comentaram em “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (11), você lê aqui:

INDICIAMENTOS – A Polícia Federal concluiu neste fim de semana sete inquéritos policiais que apuram a responsabilidade criminal de três ex- parlamentares presos na 11.ª fase da Operação Lava Jato: André Vargas, ex-PT, Luiz Argôlo, do Solidariedade da Bahia, e o mensaleiro Pedro Corrêa, do PP de Pernambuco. Os inquéritos foram abertos para apurar crimes de corrupção, fraude a licitações, lavagem de dinheiro, organização criminosa e outros delitos. Trinta investigados foram indiciados. Em alguns casos houve investigados que foram indiciados em mais de um procedimento.

CERVERÓ – Uma comitiva de deputados da CPI da Petrobras viajou hoje para Curitiba para colher depoimentos de 3 presos na Operação Lava-Jato: o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, o empresário Mário Goes e o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. Os 3, no entanto, optaram por permanecer em silêncio. Nesta terça, serão ouvidos pelos parlamentares os ex-deputados André Vargas e Pedro Corrêa.

GRAÇA – O Estadão de hoje trouxe uma matéria sobre uma reunião do Conselho de Administração da Petrobras ocorrida no dia 12 de dezembro de 2014. A então presidente da estatal, Graça Foster, teria dito que qualquer valor que fosse colocado no balanço anual da empresa para medir as perdas com corrupção decorrentes da Lava Jato não seria verdadeiro. À época, a diretoria da Petrobras estudava assumir um prejuízo da ordem de 4 bilhões de reais. Graça, no entanto, via uma baixa patrimonial superior a 88 bilhões. Ela caiu e seu sucessor, Aldemir Bendine, apresentou recentemente um relatório apontando perdas de 6 vírgula 194 bilhões de reais com corrupção.

MAIORIDADE – Em comunicado divulgado nesta segunda, a ONU afirmou que está “preocupada” com a tramitação do projeto de lei que prevê a redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Para a organização, se a redução for aprovada, a violência no país pode ser agravada. Atualmente, a PEC da Maioridade está sendo discutida em uma comissão especial na Câmara. Em seguida, será votada na Casa e, se for aprovada, seguirá para o Senado.

AJUSTE – O líder do PSB no Senado, João Capiberibe, disse nesta segunda que a tendência da bancada de seu partido é votar contra a MP 665, que endurece o acesso ao seguro-desemprego. O texto-base da medida, que faz parte do pacote do ajuste fiscal, foi aprovado na quinta com um placar apertado: um diferença de 25 votos. A expectativa é de que a proposta seja votada na semana que vem. Lembrando que o presidente do Senado, Renan Calheiros, já indicou ao governo que deve apressar a apreciação da medida.

JUROS – A taxa de juros do cartão de crédito subiu pela terceira vez consecutiva no mês de abril e chegou à impressionante marca de 12,14% ao mês ou 295,48% ao ano. É o maior índice desde março de 1999. Traduzindo em valores do dia-a-dia, se uma pessoa tiver uma dívida de mil reais no cartão, em um ano a quantia passa a ser de 3 mil 954 reais e 89 centavos. Segundo a Anefac, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, essa é a modalidade de crédito mais cara para a pessoa física.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.