‘Não vejo possibilidade de retrocesso da Lava Jato’, diz senador Marcos Rogério

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2019 19h39
Waldemir Barreto/Agência Senado Plenário do Senado O senador Marcos Rogério (DEM-RO) defendeu Sergio Moro e a operação Lava Jato

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, nesta segunda-feira (17), que o vazamento de supostas mensagens entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e procuradores da força-tarefa da Lava Jato não deve anular a operação. “Eu não vejo possibilidade de retrocesso em relação à Lava Jato, é uma conquista do povo brasileiro”, disse.

Sendo apontado como o interlocutor de Moro no Congresso, Rogério acredita que as informações divulgadas pelo site The Intercept Brasil até agora não ameaçam a operação. “Do que vi até agora dos vazamentos, não tem nada que justificasse considerar uma nulidade absoluta do processo”, afirmou.

O parlamentar, no entanto, confessou que ficou preocupado quando viu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) comentarem o assunto. “Eu me preocupei quando começaram a surgir os vazamentos, porque alguns ministros do STF começaram a dar declarações em relação ao assunto, poderia sinalizar eventualmente uma posição da Suprema Corte em relação ao mérito desse conteúdo”, disse. “Mas hoje tenho observado manifestações mais conservadoras.”

Defesa a Moro

Marcos Rogério explicou que defende a Lava Jato e a atuação de Moro, que julgou casos da operação quando ainda era juiz federal, porque a operação voltou a dar esperanças aos brasileiros no combate à corrupção.

“A sociedade brasileira, que ao longo dos últimos se indignou com esse estado de coisas, perdeu a esperança tanto na classe política quanto nas instituições”, relatou. “De repente, aparece um juiz de Curitiba e passa dar esperança aos brasileiros”, disse sobre Moro. “O ministro tem o nosso respeito e da ampla maioria dos brasileiros.”

Ele ainda afirmou que os congressistas também estão do lado de Moro. “Não vejo qualquer tipo de iniciativa que tente minar o trabalho da Lava Jato e depor contra o trabalho do Sergio Moro, há uma linha de defesa desse produto maior da Lava Jato”, explicou. “É um ponto que não cabe mais retrocesso, pensar diferente disso seria pensar contra o que deu um sopro de esperança aos brasileiros”, resumiu.

Após a divulgação das supostas mensagens, alguns parlamentares tentaram voltar a discutir o projeto de lei sobre abuso de autoridade do Judiciário, o que muita gente entendeu como uma resposta aos vazamentos.

Para Marcos Rogério, uma coisa não tem a ver com a outra. “Eu defendo o Sergio Moro, mas acho que é necessário avançar no tema do abuso de autoridade”, admitiu. “Outras autoridades que cometem crime idêntico já respondem por abuso de autoridade. Esse projeto equilibra o jogo em relação às partes”, afirmou o senador.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.