Osmar Terra garante que o Bolsa Família vai continuar, mas passará por revisão
Osmar Terra, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, anunciou que serão criados programas para incentivar a evolução de famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o ministro disse que o objetivo é que as pessoas atinjam a maturidade social para desenvolver geração de renda, inclusão no mercado de trabalho e não depender mais do benefício: “Vamos ajudar as pessoas que estão no Bolsa Família a melhorarem de vida, para que tenham outra renda, inclusão no mercado de trabalho ou como pequenos empreendedores. Vamos trabalhar com o Sebrae, com o Sistema S, com microcrédito e com o Programa de Desenvolvimento Local Sustentável. Estamos montando os modelos e vamos incentivar isso junto às famílias do Bolsa Família”.
Isso, no entanto, não quer dizer que haverá um corte no Bolsa Família, mas sim um trabalho para melhorar a eficiência do programa. Osmar Terra assegura que, com cruzamento de informações, os recursos irão para quem realmente necessita, excluindo àquelas que têm outras rendas.
Outro programa será criado para acompanhar as crianças que são beneficiadas, para que tenham melhor evolução na fase infantil: “Para que eles possam ter um desenvolvimento, mais adequado nos primeiros anos de vida, que é o que determina as competências humanas. As pessoas chegam à escola e prender mais ou menos rápido conforme os estímulos que tiveram no início da vida. Vamos criar programas de desenvolvimento infantil para todas as crianças filhas de famílias que recebem o Bolsa Família”.
Atualmente, 14 milhões de famílias brasileiras recebem mensalmente o Bolsa Família.
Reportagem: Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.