Ativista da sustentabilidade, Fernanda Paes Leme elogia Bela Gil e seu "churrasco de melancia"

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2018 14h24
Johnny Drum/Jovem PanAtriz e apresentadora do GNT participou de uma conversa animada com a bancada

Não é apenas no Desengaveta, programa do GNT em que peças em excesso são retiradas dos closets das celebridades, que Fernanda Paes Leme mostra seu lado ativista. O que é exibido ali, segundo ela, faz parte de seu cotidiano. Em entrevista ao Pânico na Rádio nesta quarta-feira (2), a atriz e apresentadora contou como a sustentabilidade entrou forte na sua vida e elogiou a postura de algumas pessoas que estão na “linha de frente” dessas discussões, como a cozinheira Bela Gil. “Ela é maravilhosa. Minha amiga íntima. E o churrasco de melancia é uma delícia, já comi”, brincou, relembrando uma de suas receitas mais controversas.

“Se a gente não consegue mudar o macro do mundo, começa de alguma outra maneira. Eu fico feliz de estar em programas assim. Pelo menos quem assiste se conscientiza. Muita gente me disse que mudou os hábitos por causa do Desengaveta. Dá para começar assim. Não usando copos plásticos, negando canudos nos restaurantes. Alguma coisa tem que ser feita”, disse. “Eu estou engatinhando. Começando a levantar bandeiras e me preocupando. Todo mundo devia fazer isso”.

E para quem acha que sustentabilidade e moda não se misturam, ela deu algumas dicas. Além de obviamente não comprar mais peças do que você precisa para seu guarda-roupa, uma atitude importante é procurar saber da onde vem o que você adquire para não acabar, por exemplo, financiando explorações agressivas de materiais ou trabalhos análogos à escravidão.

“Essa camiseta que está vestindo, sabe quem fez? Deveria saber. Temos que cobrar das grandes empresas essas informações. Existe até um movimento mundial. Chama ‘Quem fez minhas roupas?’. Toda a cadeia da moda tem que ser feita de maneira correta. Às vezes a pessoa paga 10 reais na ‘brusinha’ e não sabe como ela foi parar na prateleira. Poxa, nem a prateleira custa 10 reais! Por que será que tem esse preço? Essas coisas têm que ser questionadas. Não podemos esperar que a marca tenha esclarecimento sozinha. Precisamos fiscalizar (…). É difícil. Às vezes até contraditório. Mas temos que plantar essa sementinha”, afirmou.

A nova temporada do Desengaveta virá apenas em agosto. Enquanto isso, a apresentadora poderá ser vista em uma nova atração, Missão Design, que estreia também no GNT na próxima segunda-feira (7). Será uma espécie de competição em que três participantes transformarão algum ambiente e serão julgados por arquitetos especialistas.

“Cada dia terá um tema. Por exemplo, hoje é ‘varanda’. Os três chegam e participam. Haverá três conteiners que terão que ser transformados. Para isso, o programa terá uma lojinha onde poderão gastar a verba. Haverá objetos novos e usados e, o que é mais legal, uma oficina para transformá-los. Então eles farão coisas que qualquer um pode fazer em casa. Mostraremos soluções simples e práticas não somente para profissionais da área”, concluiu.