Excesso de “nudes” pode banalizar o sexo para jovens, diz Laura Muller

  • Por Jovem Pan
  • 28/10/2016 14h29
Johnny Drum/ Jovem Pan

Nudes podem afetar a vida sexual? De acordo com Laura Muller, sim. Divulgando seu novo livro, “Sexo Para Adultos”, a sexóloga esteve no Pânico nesta sexta-feira (28) e, em conversa, comentou sobre a facilidade com que jovens têm acesso a nudes e como isso pode afetar a iniciação sexual nessa idade.

“Quando [os jovens] têm muito acesso e acesso rápido a nudes, pode cair na banalização e aí eles perdem interesse sexual porque há um mecanismo de se interessar por outras coisas. Não precisa ficar mandando nudes na adolescência”, explicou Laura. “Muitos jovens hoje ficam aprisionados em aplicativos e jogos e investem a libido nisso e em outras coisas”, falou.

A sexóloga comentou também sobre a tendência de o estresse e cobrança profissional atrapalharem a vivência do sexo. “Na lista de prioridades o sexo vai lá para baixo porque falta tempo para viver a sexualidade e aí as pessoas entram em um ciclo. Como falta tempo, não há desejo e o sexo vai perdendo a graça e a qualidade”, falou.

Um dos grandes problemas para a vivência sexual está também nos mitos sexuais criados pela sociedade, mídia e também pelos pornôs. De acordo com Laura, é preciso que o jovem encontre um campo de diálogo para conversar sobre o significado da sexualidade e entender que nada precisa ser como nos pornôs. “Estamos com muitos mitos e tabus que precisamos jogar fora”, aconselhou.

Perguntada sobre as perguntas mais frequentes que recebe, Laura contou que os homens se preocupam em entender mais sobre ereção, ejaculação e desejo, enquanto as mulheres se questionam sobre orgasmo e dor na penetração. Quanto aos jovens, as maiores dúvidas são sobre DSTs, gravidez indesejada e práticas sexuais.

Com suas constantes aparições no “Altas Horas” e em palestras para desmistificar alguns temas sexuais encarados como polêmicos, a sexóloga confessou que é bastante assediada na web. “Recebo muita cantada e muitos nudes também”, contou.

Em “Sexo Para Adultos”, Laura tira todas as dúvidas mais frequentes que ouve em suas palestras e em aconselhamentos. O livro já está disponível para compras.