"Fazer game é diferente de fazer dublagem", diz Angélica Santos sobre a Pitty no Mortal Kombat

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2015 14h01
Jovem Pan <p>Jô Borges e Angélica Santos contaram as novidades sobre o mundo da dublag</p>

O produtor cultural Jô Borges e a dubladora infantil, Angélica Santos, do estúdio DubPro, estiveram no Pânico na Rádio na manhã desta quarta-feira (10) para contar aos ouvintes como funciona essa profissão, que atualmente está com o mercado bem restrito. Angélica, que há 30 anos cede sua voz a interpretações a fim de substituir a voz dos atores originais de filmes, animações e seriados, revelou que por conta do aumento da demanda artística produzida, muitas pessoas sem formação estão fazendo dublagens sem a mesma qualidade dos profissionais. 

“Tem muito pirata por aí e isso atrapalha. É fundamental ter DRT de ator para garantir uma boa interpretação e ter a técnica adequada para esse tipo de trabalho. O dublador tem que escutar uma língua que não é a dele, ler um texto e fazer uma cópia igualzinha com muita atenção e concentração”, explicou ela, que no Brasil é intérprete, entre outros personagens, do Cebolinha, da ‘Turma da Mônica’ e da atriz Angelina Jolie. 

Recentemente, a cantora Pitty participou, como dubladora, do game Mortal Kombat. Na época, ela foi bastante criticada pelos usuários do jogo e inclusive, concedeu entrevistas para falar sobre o assunto. Angélica explicou aos ouvintes que a “má” interpretação da artista não é culpa dela. ” Fazer game é diferente de fazer dublagem. Ainda mais com um personagem, que é muito caricato. Se a pessoa não for atriz, vai ficar estranho mesmo,”, comentou. 

Apesar da dublagem ser dependente dos tradutores, Jô Borges afirmou que os interessados na profissão não precisam, obrigatoriamente, ter inglês fluente. “Mais importante do que ter inglês, é ter influência em leitura. Pessoas que não leem muito têm dificuldades na hora de interpretar”, revelou ele, que foi só elogios a cantora Anitta. “Falando como produtor cultural, a funkeira tem uma identidade própria e isso é bem marcante. A voz dela é simples, mas ela tem personalidade”, concluiu. 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.