"Eu acho que a internet está bundamolizando as pessoas", diz Grace Gianoukas do Terça Insana
A atriz e humorista Grace Gianoukas é a responsável pelo projeto que deu novas diretrizes ao humor paulistano, o Terça Insana. Sobre o sucesso Grace afirma, “às vezes a gente realiza algumas ideias sem a intenção de virar um sucesso. As pessoas começam a ver, começam a falar er ir atrás, mas eu não cumpro regras. Não me coloquem em nenhuma prateleira que eu pulo. Eu não sou comportada.”
Quando questionada sobre a relação mulher e humor, Gianoukas é enfática: “na moeda das seduções, ser engraçada não é o que o homem procura de uma mulher. A mulher é super bem humorada, com um humor feminino mais sarcástico. A mulher pensa em Bukowski e em Clarice Lispector. O humor da mulher é mais ferino, é mais elegante.” Ainda falando sobre humor, ela completa: “Hoje as analogias são mais populares. Não quer dizer que o nível baixou. Hoje nós fazemos outras metáforas. É preciso se popularizar.”
Grace comenta a criação dos seus diversos personagens hilários. “Eu sou uma pessoa muito observadora, sou meio esquisitinha. As minhas personagens vem dos meus pensamentos, das minhas vivências, dos meus questionamentos. Eu não sei fazer imitação”. A humorista relembra como surgiu a personagem Aline Dorel. “Eu morava com o Caio Fernando Abreu quando cheguei a São Paulo e ele às vezes tomava um Lexotam. Na época eu fazia um espetáculo que tinha personagens que faziam muitas caretas. O espetáculo era dirigido pelo Paulo Betti. Eu fui fazendo menos careta e ela foi surgindo”, conta.
Grace Gianoukas comenta como teve a ideia do projeto de sucesso Terça Insana. “Eu chamei o Roberto Camargo, o Otávio Mendes e o Marcelo Mansfield para me ajudar fazendo o esqueleto do projeto. A ideia era reunir artistas contemporâneos para que eles pudessem se expressar apresentar os seus textos e os seus projetos. E assim o projeto continua até hoje, sempre com a ideia de abrir o elenco. A terça Insana existe e às vezes as pessoas dão um retorno bombástico”.
A atriz que participou de inúmeros espetáculos teatrais também teve atuações de destaque na TV, dentre elas no programa infantil Rá-Tim-Bum, exibido pela TV Cultura e na Escolinha do Professor Raimundo, na Rede Globo.“
No Rá Tim Bum o trabalho foi dirigido pelo Fernando Meirelles. “Era uma galera, foi muito legal. Esse é um programa que eu me orgulho muito de ter feito. Ele é para criança, é educativo. Eu acho que a internet está bundamolizando as pessoas. Acho que criança tem que brincar na rua, deixar de ser mimado, tomar porrada, ficar de castigo”.
O seu novo espetáculo Copa, Cozinha e Área de Lazer mostra com bom humor as tensões ocasionadas pela Copa. No elenco além de Grace, atuam Mila Ribeiro, Guilherme Uzeda e Silvetty Montilla. A peça fica em cartaz até o final de junho, no Teatro Folha.
“A coisa mais legal da Copa do mundo é ver gente de vários países aqui no Brasil. Eu que não entendo nada de futebol olho o time da Holanda e vejo pessoas jogando junto. Quando eu vejo o Brasil eu vejo as pessoas correndo iguais loucas sozinhas”, diz à atriz que afirma não conhecer nada de futebol.
Além do Copa, a atriz está em cartaz com as temporadas do projeto Terça Insana – Adiós Amigos, espetáculo itinerante que encerra o longo projeto. “Este ano estamos fazendo a última turnê nacional do terça insana que chama Adiós Amigos, homenageando os Ramones.”
Serviço:
Terça Insana – Copa, Cozinha e Área de Lazer
Data: até 26 de junho
Horário: quartas e quintas, às 21h
Local: Teatro Folha
End.: Avenida Higienópolis, 618 – Centro – São Paulo
Preço: a partir de R$ 25
Tel.: (11) 3823-2323 / 3823-2423 / 3823-2737
www.conteudoteatral.com.br/teatrofolha
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.