Problemas no amor? Psicólogo Frederico Mattos dá dicas para relacionamentos duradouros
Seu relacionamento está desgastado? Ou você não tem experiência em namorar? O psicólogo Frederico Mattos pode ter as respostas para os seus problemas. Em passagem pelo Pânico na Rádio nesta sexta-feira (12), o autor do livro “Relacionamento para Leigos” destacou os principais erros e dicas para manter a chama acesa a longo prazo.
Para o psicólogo, a dica mais importante para um relacionamento duradouro é não idealizar demais o romance e a pessoa amada no começo da relação. “Na maioria das vezes o amor é superestimado, mas ele é só uma parte da história, muito tem a ver com logística também”, explicou.
“Se entrarmos sendo realistas em relação ao que um relacionamento pode proporcionar não tem como a relação ser um 7×1”, falou.
Mattos ainda explicou que a concepção de amor na vida real é diferente da dos filmes e, portanto, é necessário cautela ao se espelhar nesses exemplos. “Somos bombardeados pela ideia de que amor é uma coisa intensa e quando não vivemos isso achamos que não estamos mais amando. Mas o amor tem silêncio, distância e individualidade”, alertou.
A individualidade, por sinal, é uma peça chave para um relacionamento duradouro. “Cada um precisa respirar a sua vida pessoal”, recomendou o psicólogo.
Para fugir de um “relacionamento neurótico”, Mattos ofereceu dicas essenciais. É preciso abrir mão do lado controlador, evitar culpar o parceiro ou parceira caso algo dê errado e não tentar mudar a pessoa. “Tentar mudar alguém é uma das maiores furadas de qualquer relacionamento”, alertou.
A promessa de “amar para a vida toda” também deve ser feita com cautela. “Acreditar nisso é ingenuidade porque a pessoa não sabe como estará daqui a 5 anos”, comentou. Saber lidar com as frustrações, que são normais em qualquer relacionamento, também é essencial para que ela seja duradoura.
“Não dá para levar tudo tão a sério. Fazer DR de cada vírgula não funciona”, explicou. E para finalizar, duas dicas de ouro: “pimenta e bom humor ajudam muito em qualquer relacionamento”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.