"Se suco detox funcionasse mesmo, resolveria problema do SUS", afirma Marcio Atalla

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2016 14h07
Jovem Pan<p>Marcio Atalla é um dos principais nomes do mundo da saúde</p>

Um dos profissionais mais respeitados na área de saúde, Marcio Atalla é professor de educação física e ficou conhecido por suas dicas fitness no quadro “Medida Certa”, exibido no “Fantástico”. No Pânico desta sexta-feira (03), Atalla falou mais sobre seu novo projeto, onde propõe um desafio chamado “Vida de Saúde”.

O educador físico, ao invés de ajudar Ronaldo Fenômeno a perder peso, ousou. Agora, quer controlar os hábitos saudáveis de uma cidade inteira. O estudo começou em Jaguariúna. “Ficamos três meses fazendo exames de sangue em sete mil pessoas. Depois serão nove meses tentando controlar a saúde, e aí a gente avalia os custos. A ideia é diminuir os gastos com esse setor”, contou.

Atalla acredita que serão cerca de “5% a 10% de economia na verba de saúde. Se você leva isso para quatro, cinco anos, você controla, além do dinheiro, o fator de risco também”.

No Brasil, 57% da população está acima do peso. Dessa porcentagem, 22% das pessoas são obesas. Para o especialista, “a saúde está cada vez mais cara. A saúde não é só do indivíduo. Quando ele adoece, prejudica todo o sistema”.

Atualmente, os padrões de beleza se fundiram com os limites da saúde. As pessoas ficaram obcecadas no emagrecimento, sem pensar nas consequências desse ato. Receitas milagrosas de como perder peso rápido pipocam todos os dias nas redes sociais. “Se suco detox funcionasse mesmo, você resolveria todo o problema do SUS”, ironizou.

Segundo Marcio, “é melhor você ter um sobrepeso e ser fisicamente ativo do que ser um magro sedentário”.

Para o guru fitness, “o problema do Brasil é que a maioria das pessoas não atingem o mínimo de atividade física necessária. Se você analisa o ser humano, a atividade física sempre foi por necessidade. O ambiente sempre determinou o estilo de vida. Hoje o nosso ambiente é totalmente favorável ao sedentarismo”.

E qual o segredo então? “Fazer o que gosta, para existir uma frequência. De exercício, se fizer 150 calorias por dia, correndo 20 minutos, você emagrece”.