Trio de especialistas enfatiza falta de investimento nos esportes olímpicos do Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2016 14h06
  • BlueSky
Jovem Pan <p>Fredy jr., Marcelo Duarte e Ana Paula Dami estiveram no Pânico em clima de Olimpíada</p>

Ser o palco do maior evento esportivo do mundo com certeza não é fácil. Com bilhões de telespectadores, a Rio 2016 superou as expectativas na última sexta-feira (05). O Pânico desta quarta (10) não podia falar de outro assunto. Com um clima olímpico, a bancada de Emílio Surita recebeu o jornalista esportivo Fredy Junior, a ex-atleta Ana Paula Adami e o autor da série de Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte.

Mais que elogiar a cerimônia de abertura, que gerou uma onda positiva na mídia internacional, Ana Paula fez questão de enfatizar que todos os atletas, independente de medalha ou não, são vencedores.

Isso pode parecer um papo motivacional, mas a diretora de alto rendimento do Esporte Clube Pinheiros explicou que ser classificado para uma Olimpíada com a infraestrutura e a ausência de investimento público, já é um progresso.

“O que temos de infraestrutura no Brasil, os outros países já tinham há 20 anos. O grande problema do nosso País é a base, não tem investimento. Você acha que a China chega nessa situação como? Os esportes são muito praticados. É disseminado”, analisou.

Marcelo Duarte assinou embaixo e ainda afirmou que “a gente não se importa. Não adianta pensar nessa geração se não prepararmos a próxima. O Japão está cuidando dos atletas de 2020 há um tempão”.

Questionados sobre ídolos esportivos como Airton Senna e Pelé, os três concordaram que, atualmente, o Brasil não tem atletas individuais que possam ser considerados como ícones.

Haters, redes sociais e medalhas

Na última segunda-feira (08), o primeiro lugar da judoca Rafaela Silva gerou comoção. A atleta, que sofreu com os haters nos jogos de Londres em 2012, encarou a medalha dourada como uma resposta aos que levantaram a bandeira do preconceito racial e da vergonha.

Além dela, a nadadora Joana Maranhão também foi alvo de julgamentos e ofensas nas redes sociais.

Segundo Fredy Junior, jornalista da Jovem Pan, os atletas atuais não estão preparados para o “paredão” que se transformou os canais como Facebook e Twitter. “Há um excesso de cobrança, uma cobrança desnecessária”, disse.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.