Papa Francisco recebe líder palestino e volta a criticar “descarte” de pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2017 08h12
VTC04 CIUDAD DEL VATICANO 31/08/2016.- El papa Francisco asiste a la audiencia general de los miércoles en la Plaza de San Pedro en el Vaticano hoy, 31 de agosto de 2016. EFE/Giorgio Onorati EFE/Giorgio Onorati Papa Francisco - EFE

O papa Francisco recebeu o presidente da Autoridade Nacional Palestina, que foi a Roma inaugurar a nova embaixada palestina na Santa Sé.

Após a audiência privada no Vaticano, Mahmoud Abbas reiterou sua posição sobre a promessa de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, em transferir a embaixada da nação de Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Neste sábado (14), Abbas afirmou que tal ação poderá comprometer o processo de paz no Oriente Médio. “Vamos esperar”, ratificou o líder.

O gesto romperia com a política histórica dos EUA e de grande parte da comunidade internacional, ao qual o status de município de Jerusalém, que os palestinos também reivindicam como capital de seu futuro estado deve ser firmado através de negociação.

Também no fim de semana, Papa Francisco voltou a criticar a cultura do descarte de pessoas ao receber uma comissão da Global Foundation no Vaticano.

Segundo o pontífice, descartar as pessoas constitui um retrocesso e uma desumanização de qualquer sistema político ou econômico. Quem causa ou permite o descarte de refugiados, o abuso ou a escravização de crianças, e a morte de pobres nas ruas por frio e fome, se transformam em máquinas sem alma. Mais cedo ou mais tarde, eles também serão descartados.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.