Para especialistas, é melhor retificar do que perder prazo de declaração do IR

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2016 13h39
FERNANDA CARVALHO / FOTOS PÚBLICAS Imposto de Renda

 Contribuintes têm até sexta-feira (29) para entregar a declaração do Imposto de Renda 2016. Quem não cumprir o prazo está sujeito a multa de no mínimo R$ 165,74 podendo chegar até 20% do imposto sobre a renda devida. Pouco mais de 15 milhões de declarações foram entregues, segundo o mais recente balanço da Receita Federal.

Historicamente, cerca de 11 milhões de contribuintes deixam para enviar o documento na última semana. Somente nos dois últimos dias, 6,5 milhões de pessoas deverão fazer a transmissão da declaração.

O consultor tributário, Antônio Carlos Bordin, diz a Anderson Costa que é melhor respeitar o prazo e depois, se necessário, fazer a retificação: “Não perca o prazo, e depois se for o caso, faça um retificação. É o melhor caminho para sair da malha fina”. Bordin lembra que, a partir desse ano, dependentes com mais de 14 anos devem ter CPF para que sejam incluídos na declaração.

Falando a Renata Perobelli, o auditor da Receita, Valter Koppe, explica que, se houver retificação, a data de entrega para efeito de restituição é alterada: “Quando eu entrego uma declaração original e depois por qualquer motivo, como colocar despesas médicas, eu retifico esta declaração. A retificação substitui integralmente a que foi enviada antes, inclusive com relação à data de entrega”.

Quem tem financiamento de imóvel ou carro, precisa declarar no item “bens e direitos” pelo valor de entrada e o total de parcelas pagas em cada ano. Neste caso, não coloque qualquer valor no campo “dívidas e ônus reais” da declaração.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.