Para reduzir gastos, Prefeitura do interior de SP prolonga feriado em 1 semana
No interior de São Paulo, uma prefeitura resolveu aproveitar o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, que cai na quarta-feira, e decretou uma semana de feriado na cidade.
Até a próxima segunda-feira (17), escolas, creches e postos de saúde vão ficar fechados, em Monte Alegre do Sul, município que fica a 130 quilômetros da capital paulista, na região de Campinas.
De acordo com a prefeitura, o recesso tem como objetivo a redução de gastos.
O decreto assinado pelo prefeito Carlos Albertro Aparecido de Aguiar ressaltou que, durante os cinco dias de feriado, as atividades essenciais, como “limpeza pública, coleta de lixo, serviços de pronto-socorro e vigilância” serão mantidas.
Mesmo assim, os mais de 7,8 mil moradores da cidade contestam a decisão e reclamam da suspensão de serviços importantes, como entrega de leite e sessões de fisioterapia.
A lei é tão controversa que até o vice-prefeito, Silvio Fanti, achou a decisão estranha: “Eu também, não concordo. No meu ponto de vista, a redução é pouca pelo transtorno gerado. Principalmente as mães e as pessoas que dependem dos postos de saúde. Tanto que se eu tivesse que tomar essa decisão eu tomaria ao contrário”.
O vice-prefeito de Monte Alegre do Sul lembrou ainda que os feriados prolongados, de uma semana, não são uma novidade na cidade.
A medida já havia sido adotada em 2015, também no feriado de Nossa Senhora Aparecida.
No último dia 6 de agosto, um sábado, quando o município comemorou o aniversário, também houve o decreto de ponto facultativo por cinco dias.
Em todos os casos, a justificativa apresentada pela prefeitura foi a mesma: o enxugamento da folha de pagamento dos servidores.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.