Pesquisa mostra que jovens gastam mal e não planejam gastos com educação
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas acende o alerta sobre o consumo mal calculado entre os jovens brasileiros.
A meta imediata está, na maior parte das vezes, em itens supérfluos, como roupas, calçados e cosméticos ou perfumes. 77% dos jovens afirmam comprar por impulso, o que faz, muitas vezes, gerar arrependimento pelo dinheiro gasto.
A pesquisa demonstra que o consumo é valorizado pela maioria dos jovens, sendo que 86% afirmam que comprar aquilo que querem é uma das grandes alegrias da vida.
A falta de crédito também tem assombrado os jovens e, segundo a pesquisa, os itens de desejo, mas que estão distantes são carro e moto, viagens, curso da faculdade e smartphone.
Outro fator preocupante para ser analisado é o baixo desejo de gastar em educação.
De acordo com a pesquisa, apenas 9% dos jovens ouvidos querem fazer intercâmbio ou curso de línguas fora do país (esse número sobe para 17% nas classes A e B), enquanto apenas 8% planejam uma pós-graduação ou MBA.
Isso mostra que o jovem precisa trabalhar para sobreviver e, muitas vezes, a educação fica em segundo plano.
Confira a reportagem completa de Fernando Martins:
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