Pessoas com deficiência ainda encontram obstáculos para conseguir emprego

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2016 08h23
  • BlueSky
Marcello Casal Jr./Abr Pessoas com deficiência chegam ao STF para julgamento sobre o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas

A lei que prevê uma cota para pessoas com deficiência nas empresas é de 1991. Ou seja, há 25 anos, a legislação determina que as companhias que têm 100 ou mais funcionários, preencham de dois a cinco por cento de seus cargos com deficientes.

O problema é que, na prática, eles ainda encontram obstáculos na hora de ingressar no mercado de trabalho. Faltam oportunidades e plano de carreira. Sobram baixos salários.

Presidente da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, o professor Carlos Ferrari também integra Organizações Nacionais e internacionais de cegos. Apresentamos para ele os dados compilados em um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro.

66% dos entrevistados encontraram dificuldades para encontrar uma vaga com o seu perfil profissional. 40% deles reclamaram dos baixos salários e 38% não viram nas companhias um planos de carreira que os contemplasse.

“A pesquisa ela é muito feliz. Traz um retrato que traduz um número considerável de empresas que se utilizam da contratação de pessoa com deficiência como subterfúgio para cumprir a lei. O grande problema é que existe um equívoco que as empresas precisam cumprir a lei e por isso se utilizam de cargos que pagam muito pouco e não olham para essas pessoas como profissionais”, disse.

Coordenador do estudo feito pela empresa VAGAS.com em parceria com a Talento Incluir, Rafael Urbano contou que o item acessibilidade só foi apontado como a quarta maior dificuldade. “Isso mostra que as pessoas com deficiência querem uma oportunidade dentro das empresas. A questão da acessibilidade fica em segundo plano”, afirmou.

E se para encontrar uma vaga que seja adequada ao perfil do profissional, que pague um bom salário e que coloque tudo isso dentro de um plano de carreira, já uma tarefa bem difícil, depois que as pessoas com deficiência passam a ocupar o cargo desejado, as dificuldades não desaparecem.

É que quatro em cada dez pessoas com deficiência ouvidas neste levantamento, revelaram que já foram vítimas de algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho.

*Informações da repórter Helen Braun

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.