Plano da Base Nacional Comum Curricular “não engessa a educação”, diz secretário
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo organiza nesta quarta (27) e quinta-feira (28), o Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento ajudará na elaboração ou revisão do currículo de mais de 190 mil escolas de educação básica brasileiras.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, destacou a importância do evento.
“É importantíssimo porque tivemos a participação intensa de todos os interessados. É uma questão democrática ouvir todos aqueles que se se interessam por prover a educação com base comum curricular e que tenha núcleo de homogeneidade, para que todos saibam o que a criança deve saber como conteúdo mínimo de aprendizado”, disse.
O projeto, segundo o secretário, recebeu mais de 12 milhões de propostas e continua aberto a novas sugestões. Nalini, no entanto, ponderou: “o plano não é um engessamento, não é algo que vai blindar a educação”.
Sobre a expectativa de público para os dois dias de evento, José Renato Nalini destacou que há a percepção de que a “sociedade acordou para o interesse, que deve ser relevantíssimo, para a educação”. Para ele, “não há ninguém que esteja liberado ou dispensado de colaborar com a educação”.
“Educação pe a chave para a resolução de todos os problemas brasileiros. É bom que haja momento de crise, porque a sociedade acordou. Estou sentindo um apelo muito grande de participação de todas as instâncias. Vamos ter um diálogo extremamente frutificante de injetar novas ideias, respeitar a todos e incluir aquilo que é relevante para a criança brasileira”, finalizou.
Ao todo foram oferecidas 283 vagas para professores do magistério, Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre outros profissionais de educação. Representantes de associações, comissões, comitês, fóruns e movimentos da sociedade civil também estarão presentes.
Confira a entrevista completa em vídeo:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.