Plenário decidirá se investigações contra Lula devem ser encaminhadas ao STF

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2016 14h41
Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, durante sessão extraordinária para encerramento do Ano Judiciário (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Teori Zavaski

 O ministro Teori Zavascki vai levar ao plenário nesta quinta-feira (31/03) a decisão monocrática que determina que o juiz Sérgio Moro encaminhe todas as investigações contra Lula à Brasília. A decisão do ministro foi tomada depois que Moro autorizou a divulgação das conversas telefônicas entre o ex-presidente e Dilma Rousseff. O plenário poderá reverter ou confirmar a decisão de Zavascki.

Na terça-feira (29/03), o governo encaminhou à Corte um documento que rebate a ação do ministro Gilmar Mendes contra a nomeação de Lula na pasta da Casa Civil. O Palácio do Planalto garante que não houve a intenção de favorecer o ex-presidente e que seria falsa a alegação do interesse no foro privilegiado.

Sobre as conversas gravadas entre Lula e Dilma, o governo declara que se trata apenas de questões burocráticas e que o porte de um termo de posse não poderia ser utilizado para se livrar de um pedido de prisão. A indicação do ex-presidente, que é investigado na Operação Lava Jato e pela Justiça de São Paulo, ao cargo no ministério seria motivada pela sua “larga experiência” e seria um ato privativo da presidência.

É citado ainda que deixar a Casa Civil sem um titular pode atrapalhar o andamento de projetos importantes.

Informações da correspondente da Jovem Pan em Brasília, Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.