PM publica manual de orientações para comunidade chinesa de SP
A Polícia Militar de São Paulo publica manual de orientações para a comunidade chinesa em mandarim e português. O lançamento da obra ocorreu na manhã desta segunda-feira (06), no quartel do Comando-Geral da PM no Bom Retiro, região central de São Paulo.
O livro é voltado tanto para os cidadãos da China que moram no estado, como para os visitantes. Ele possui orientações sobre como se comunicar com a polícia no Brasil e também de postura, como nunca reagir a um assalto.
O comandante-geral da PM do Estado de São Paulo, coronel Ricardo Gambaroni, afirma que a iniciativa pode chegar a outras comunidades estrangeiras: “Abre oportunidades para outras traduções e outros pontos de contato. Somos um país de imigração, temos grandes comunidades, mas dentre as comunidades que vivem aqui no Brasil, a comunidade chinesa, pela forte barreira de língua, e pela quantidade, é um passo muito importante. Mas seguramente, iniciativas virão em relação a outras comunidades”.
O manual vai ser distribuído em pontos de concentração da comunidade chinesa na Capital e Grande São Paulo, além dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. O cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Xi, disse que, mesmo São Paulo não sendo a sede dos Jogos Olímpicos, a cidade deve receber um grande fluxo de visitantes do país oriental.
Além de turistas e jornalistas, uma delegação de atletas chineses deve ficar abrigada no Esporte Clube Pinheiros antes dos Jogos Olímpicos. Censo realizado no ano passado pela São Paulo Turismo mostrou que só na cidade de São Paulo vivem quase 25 mil chineses.
Reportagem: Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.