Prefeitura cobre grafites da Av. 23 de Maio com tinta cinza

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2017 09h35
SP - PROTESTO EM DEFESA DOS GRAFITES - GERAL - Grupo de manifestantes realiza protesto em defesa dos grafites, no centro de São Paulo (SP), na tarde deste domingo (22). O ato é contra a Operação Cidade Linda, do prefeito João Doria, que está utilizando uma tinta cinza para apagar grafites de diversos artistas na Avenida 23 de Maio e em outros locais de São Paulo. O grupo saiu em caminhada da Praça Ramos de Azevedo, passando pela Avenida 23 de Maio até o Parque do Ibirapuera. 22/01/2017 - Foto: ROGéRIO DE SANTIS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Rogério de Santis/Estadão Conteúdo 23 de maio

Por ordem do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), a maioria dos grafites da avenida 23 de Maio foram cobertos por tinta cinza. Somente oito painéis foram mantidos, entre eles uma obra de Eduardo Kobra.

Segundo Doria, todos os painéis que estiverem com pichações por cima serão cobertos pela tinta cinza da Prefeitura. Em nota, a Prefeitura defendeu: “os demais locais estavam deteriorados ou pichados, por isso tiveram que ser apagados. Para a Prefeitura de São Paulo, grafites e murais são sempre bem-vindos quando autorizados”.

A ação da Prefeitura, entretanto, gerou reclamações por parte de artistas. Para eles, as manifestações de arte urbana são patrimônio cultural que deve ser preservado na cidade.

A pintura das pichações faz parte da “guerra” de Doria contra os pichadores que, segundo ele, não são artistas.

Confira as informações do repórter Fernando Martins:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.