Prefeitura vai instalar base da Guarda Civil na Cracolândia para proteger população

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2016 08h30
Cracolândia

 A Guarda Civil Metropolitana, subordinada à administração municipal, deve ter uma base fixa na região da Luz até o fim de maio deste ano. Mas o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirma que a repressão ao tráfico na Cracolândia deve ficar a cargo da polícia e não da GCM. A base vai ficar localizada na Alameda Dino Bueno e terá um efetivo treinado para a abordagem de usuários de drogas com braçadeira e quepe azul-claro.

Haddad afirma que esse contingente vai ser direcionado principalmente à proteção das pessoas, cabendo à polícia o combate ao tráfico: “O combate ao tráfico ele é restrito à polícia civil, militar e federal. Agora a Guarda Civil Metropolitana não promove o combate ao tráfico e sequer tem meios para isso. Ali, a segurança é para as pessoas, dos moradores do entorno e dos acolhidos pelo programa”.

O contingente que vai ficar na base da Alameda Dino Bueno deve ser denominado de Inspetoria de Redução de Danos. A ideia é que o efetivo seja próprio para este destacamento e não um revezamento de GCMs de outros pontos da cidade.

Reportagem: Tiago Muniz