Preocupação do Governo é “genuína”, garante economista membro do Conselhão

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2016 11h05

Taxa de juros subiu após alta do dólar

Marcos Santos/USP Dinheiro

Presente na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, a economista-chefe da XP Investimentos Zeina Latif, destacou que a preocupação com a economia brasileira é concreta. “Em conversas a gente observa uma preocupação grande com a fragilidade da economia, a pressa para sair do sufoco. É uma preocupação genuína”.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, a economista destacou, no entanto, que a velocidade econômica é diferente da política. “Há a boa vontade do Governo, mas tem dados concretos de que a economia ainda está em um quadro muito frágil. Demora para ter recuperação e isso acaba influenciando os indicadores de confiança”, disse.

Zeina Latif acrescentou ainda que a PEC que limita os gastos públicos e a reforma previdenciária são duas medidas essenciais e o “Governo esta certo em pedir apoio do setor privado”.

“A gente teve pressão do setor produtivo no Governo Dilma, mas para pedir subsídio, pedir proteção, pedir isenção tributária. Foi uma agenda que deu errado. Precisa de medidas estruturais e não os atalhos que foram feitos nos últimos anos privilegiando um setor ou outro”, relembrou.

Próxima reunião

A secretária-executiva do Conselhão, Patrícia Audi, informou nesta segunda-feira (21), que a próxima reunião do colegiado no governo Michel Temer será em 7 de março.

O Conselhão é formado por 96 integrantes, entre eles, empresários, banqueiros, publicitários e sindicalistas.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.