Presidente da Embrapii: “sem inovação, como o Brasil será competitivo?”

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2017 11h10
presidente da Abrapii

Investir em inovação é uma forma das empresas garantirem maior competitividade, inclusive para expansão da atividade e retomada dos negócios não só no âmbito doméstico, mas também no internacional.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, ressaltou que os investimentos no setor aumentam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global.

“Sem inovação, como o Brasil será competitivo com o mercado global? Empresas têm avidez grande por inovação. A maioria não tem centro próprio e nós selecionamos o que há de competente em universidade e centros de pesquisa e que oferecem tecnologias capazes de atuar nos programas que as empresas demandam. É um caminho muito único. Nunca foi experimentado no Brasil e vamos indo no sentido de atrair o setor”, explicou.

Jorge Guimarães ressaltou ainda que o objetivo da Embrapii é atrair cada vez mais empresas para a atuação em projetos de inovação. Já foram aplicados em investimentos na inovação, segundo Guimarães, R$ 147 milhões, a expectativa deste ano é que o montante chegue a R$ 170 milhões.

A Embrapii é uma organização federal que busca fortalecer a capacidade de inovação brasileira. Deste modo, os investimentos em inovação, objetivo da empresa, podem colaborar para uma retomada do crescimento econômico brasileiro.

Confira a entrevista completa: