Presidente do BC diz que Brasil começa a experimentar estabilidade econômica
Presidente do Banco Central garante compromisso do Comitê de Política Monetária, o COPOM, com meta da inflação convergindo em 4,5% para 2017.
Em discurso a empresários em São Paulo, Ilan Golfajn disse que o Banco Central é parte da solução para um crescimento sustentável, não permitindo um índice elevado da inflação.
“A inflação baixa estável é condição necessária para retomada da confiança porque preserva o poder de compra dos indivíduos”, disse.
Ilan Goldfajn afirmou que o Brasil começa a experimentar uma perspectiva de estabilidade econômica, com a redução das expectativas do mercado financeiro em relação às projeções de inflação nos próximos anos.
De acordo com o presidente do Banco Central há indicadores macroeconômicos que também dão sinais de recuperação. “O PIB do setor industrial, que vinha caindo por cinco trimestres, teve primeiro dado positivo. Indicadores de confiança, que olham para frente, estão subindo há alguns meses”.
A intenção do Presidente do Banco Central é fortalecer o que chamou de “arcabouço da política econômica” através de um tripé macroeconômico: “formado por responsabilidade fiscal, o controle da inflação e o regime de câmbio flutuante”.
No discurso ao ramo empresarial Ilan reafirmou a importância das reformas do teto de gastos e da previdência como medidas fundamentais para retomada da confiança e do crescimento.
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.