Presidente do BC diz que há espaço para queda de juros mais acentuada
Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, diz que queda dos juros deve ser mais acentuada em 2017. Ele afirmou ver motivos suficientes para que a Selic continue caindo; atualmente a taxa está em 13,75 p.p. ao ano.
Em um café da manhã com jornalistas, o presidente do BC reconheceu haver pressões sobre o órgão para dizer o que ele deve ou não fazer.
Questionado sobre a crise política, Ilan Goldfajn informou ainda que o Banco precisa passar por cima do que ele classificou como ruídos.
O presidente do Banco Central explicou porque entende ser possível acentuar a redução da Selic no próximo ano. “Você tem um avanço nas reformas, inflação caindo e atividade mais fraca do que se imaginava. Esse espaço para intensificação da flexibilização é um espaço que se ganha por ter capacidade de ancorar as expectativas”, disse.
Ilan Goldfajn negou que seja necessário antecipar a reunião do Copom para ampliar a queda dos juros. Ele disse que a atividade econômica baixa está relacionada ao excesso de gastos exagerados do passado e disse que o País está se ajustando.
O economista afirmou que o PIB do terceiro trimestre veio mais baixo que o esperado, mas disse que 2017 será melhor que 2016 e que as projeções já indicam recuperação.
*Informações do repórter Anderson Costa
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.