Presidente do BC: Nível de confiança volta com estabilização da economia

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2016 11h11
Marcelo Camargo/Agência Brasil Ilan Goldfajn

Em entrevista exclusiva a Denise Campos de Toledo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse acreditar que a confiança econômica retome ao patamar obtido durante a transição do Governo Temer em caso de uma redução dos juros.

“Se a gente conseguir com que a economia estabilize e volte a crescer, a confiança volta”, creditou. Ilan Goldfajn reafirmou que vê possibilidade de uma redução de juros no futuro.

Segundo ele, a possibilidade existe na medida em que a inflação também está em ritmo de queda. “No ano passado a inflação foi quase de 10%, neste ano devemos ter inflação perto de 6,5%, que é o teto da meta. A gente acha que no ano que vem deve se aproximar de 4,5%”, explicou.

Apesar de não cravar uma queda da inflação para o ano que vem, o presidente do BC disse que ao se ter ancoradas as expectativas de inflação, há uma permissão para o espaço que reduziria os juros. “Até quanto vai chegar a gente só vai saber com o decorrer do tempo, no ano que vem”.

Sobre as reformas que tramitam no Congresso – PEC do teto e reforma da Previdência -, Ilan Goldfajn destacou que é preciso ter “perseverança e serenidade” em realizá-las para que se levem a melhores condições de crédito para as pessoas. “Quanto menos incertezas tiverem, mais importante é para ter a recuperação da economia no futuro”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.