Presidente do STF se reúne com ministro para solucionar superlotação de presídios
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, tem encontro na manhã desta quarta-feira (04) com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que esteve ontem em Manaus e visitou o presídio onde 56 detentos foram mortos nesta semana.
Nesta quinta-feira, a ministra segue para Manaus onde vai se encontrar com presidentes dos tribunais de Justiça da Acre, Rondônia, Roraima e Pará. O objetivo é analisar as situações dos presídios nestes Estados e buscar soluções para os problemas de superlotação.
Cármen Lúcia defende a necessidade de se rediscutir o sistema penitenciário como um todo. No final do ano passado, durante encontro com o presidente Michel Temer, e os presidentes da Câmara e do Senado – Rodrigo Maia e Renan Calheiros, respectivamente -, Cármen Lúcia já havia alertado para o problema.
Nos últimos dias, ela tem conversado também com representantes do Conselho Nacional de Justiça, e a avaliação é que é necessária maior fiscalização. Por conta disso, ela defende a criação de um Censo Penitenciário por conta do IBGE e até mesmo a ajuda do Exército, para que se tenha um real conhecimento da situação no País.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.