Previdência é raiz do baixo crescimento econômico, diz secretário do Min. da Fazenda
A raiz do baixo crescimento da economia brasileira é a Previdência Social. A declaração foi dada nesta quinta-feira (06) pelo secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk.
Segundo ele, os brasileiros não são estimulados a poupar durante a vida, porque a Previdência Social surge como uma poupança dos trabalhadores.
Ele ressaltou ainda que, enquanto na Europa, uma aposentadoria equivalente a 50% do salário da época em que o trabalhador estava ativo, a média no Brasil é de 76%.
O secretário afirmou que sem poupança não há investimento, juros sobem e economia brasileira cresce pouco. “Quando você tem Previdência generosa, você não precisa poupar. Previdência está na raiz disso aqui”, disparou.
Segundo o secretário, se o Governo conseguir fazer as reformas estruturais e outras além das microeconômicas, o PIB potencial do País para os próximos 10 anos vai ser de 3,7%. De 1994 até hoje, o crescimento médio foi da ordem de 3,3%, mas com a recessão em 2015 e 2016, o percentual está perto dos 3%.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.