Procurador diz que sistema penitenciário do RN está em calamidade pública
O sistema prisional do Rio Grande do Norte registrou na madrugada de quinta-feira (25) a maior fuga de sua história. 91 presos escaparam por um túnel de 30 metros na Penitenciária Estadual de Parnamirim, localizada na região metropolitana de Natal. Até a noite de ontem, nove fugitivos foram recapturados.
O procurador geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, afirmou que o sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde 2015, após uma onda de rebeliões: “essa de Parnamirim teve todas as portas arrancadas pelos presos e desde então eles circulam livremente dentro da unidade, o dia todo”.
Ele disse ainda que o Ministério Público vem tentando várias ações para a melhoria do presídio, mas estas não foram realizadas por falta de verba do governo do Estado: “há falta de investimento e atenção adequada para todo o sistema prisional do RN”.
A reportagem da Jovem Pan tentou conversar com o secretário de Justiça e da Cidadania do RN, Luis Mauro Albuquerque Araújo, mas não obtivemos êxito.
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania abriu sindicância para investigar se houve facilitação da segurança na fuga dos presos.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.