Projeto busca separar Corpo de Bombeiros da PM no Estado de SP

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2016 08h17
Daniel Guimarães/ A2img Caminhão

Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa pode tornar o Corpo de Bombeiros uma entidade separada da Polícia Militar em São Paulo. A PEC 9/2015 busca alterar a constituição estadual e atualmente está parada na Comissão de Constituição e Justiça há onze meses.

Quase todas as unidades da federação têm as duas corporações separadas, exceto São Paulo e Paraná. Co-autor do projeto, o deputado estadual Coronel Telhada, do PSDB, afirmou que um Corpo de Bombeiros autônomo poderia gerir melhor os recursos.

“A Polícia Militar é um órgão com 90 mil homens e mulheres, onde temos várias atividades. O Corpo de bombeiros tem suas próprias necessidades específicas em treinamento, material, viatura. Muita coisa que poderia ser aproveitada mais em prol dos Bombeiros, devido à globalização do serviço das polícias, acaba sendo colocado em segundo plano”, pontuou.

O deputado disse ainda que o interessado em entrar nos Bombeiros não precisará se formar primeiro como PM para depois fazer o curso específico.

Por outro lado, o secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, afirmou preferir as duas corporações unidas. “Gosto da ideia do Corpo de Bombeiros estar na PM. Esta instituição impecável é um símbolo de eficiência e não sei oq ue alteraria a independência dela. Não sei se isso geraria mais eficiência do que já existe”.

Caso o projeto avance na Assembleia Legislativa e seja sancionado pelo governador, está previsto um período de transição. Neste caso, todos os atuais integrantes da instituição poderão optar se ficam na Polícia Militar ou permanecem como bombeiros na nova corporação.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.