Promessas de Trump dificilmente serão cumpridas, diz ex-embaixador brasileiro nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2016 07h44
EFE Donald Trump - EFE

Poucas horas após o resultado da eleição que tornou Donald Trump o novo presidente dos Estados Unidos, é difícil fazer um prognóstico de como será o governo que sucederá Barack Obama.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o ex-embaixador brasileiro e Washington, Rubens Barbosa, afirmou que o discurso conciliatório de Trump na madrugada desta quarta-feira (09) em Nova Iorque, terá dificuldades em cumprir o que prometeu.

“Vai ser difícil manter o país unido como ele está prometendo. A eleição deixou marcas profundas e vai ser difícil uma recomposição, mesmo dentro do partido republicano”, disse Rubens Barbosa. O embaixador, no entanto, destacou que o bilionário não irá governar sozinho: “ele tem o partido republicano controlando a Câmara e o Senado”.

Sobre as promessas de campanha, Rubens Barbosa reiterou que muitas não serão realizadas. ” A questão do muro no México, expulsão de 11 milhões de muçulmanos e imigrantes ilegais. Tudo isso vai ser revisto. Alguma coisa ele vai fazer, como uma política de imigração, mas as promessas bombásticas de campanha, o establishment americano vai impedir que excessos sejam cometidos”, garantiu.

Trump agora terá de adpatar seu discurso a política e representar o grupo de pessoas que garantiram sua vitória. “Ele deu voz a um movimento a maioria silenciosa do povo americano, classe média, classe média baixa, que perderam com a crise de 2008, com a globalização. Essas pessoas estavam sem voz para criticar. Ele fechou essa raiva dessa parte importante da população e isso foi determinante na vitória dele e ele vai ter que representar esse grupo de pessoas”, ressaltou Rubens Barbosa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.