Proposta que altera acordo de leniência enterraria Lava Jato, diz procurador
Proposta que altera acordo de leniência enterra a Operação Lava Jato. Os promotores da força-tarefa sustentam que o projeto que muda as regras pode prejudicar o andamento da operação.
Em Curitiba, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima ressaltou que a Câmara poderá acabar com o instrumento que é uma espécie de delação premiada voltada a empresas, para obter informações de companhias acusadas de corrupção, em troca de redução de punições.
“Nós fomos surpreendidos na data de ontem com a notícia de que o projeto de lei estaria para ser dado caráter de urgência na votação e também por substitutivo que anistiaria todos os crimes que empreiteiras que celebrassem acordo tivessem cometido. Isso significaria que o Executivo poderia fazer acordo sem qualquer benefício às investigações e enterrar todos os fatos criminosos que temos levantado e apurado, inclusive aqueles já sentenciados”, explicou.
A votação do requerimento de urgência para este projeto ocorreria nesta tarde na Câmara dos Deputados, em Brasília. Porém, ela foi adiada.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que não vai colocar o tema em pauta nesta quarta.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.