PSDB questiona atuação de promotor que pediu a cassação da chapa de Doria

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2017 09h43
Daniel Lian/Jovem Pan João Doria em visita a Coreia do Sul - JP

O PSDB quer que o promotor que pediu a cassação da chapa de João Doria na campanha para a Prefeitura de São Paulo seja punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

O diretório tucano no Estado de São Paulo entrou na terça-feira (11) com uma representação disciplinar contra o promotor José Carlos Mascari Bonilha.

O documento assinado pelo deputado estadual Pedro Tobias, presidente paulista da sigla, diz que o integrante do MP “deflagrou uma atuação ostensiva e sistemática contra a campanha” de Doria.

A sigla diz que o promotor antecipou juízos de valor, divulgou diligências que constam e não constam dos autos e usou meios de comunicação para influenciar a opinião pública e o judiciário sobre o caso.

Os tucanos afirmam que Bonilha manteve um “relacionamento impróprio” com a imprensa paulistana ao antecipar passos da investigação.

O partido também se queixa de que o promotor teria ignorado eventuais irregularidades na campanha de Fernando Haddad pelo Partido dos Trabalhadores.

A representação do partido também foi encaminhada à Corregedoria-Geral do Ministério Público de São Paulo.

O promotor disse à Jovem Pan que ficou sabendo da representação disciplinar do PSDB pela imprensa, mas disse que recebe o procedimento “com naturalidade” e como uma oportunidade para que a atuação dele seja avaliada.

José Carlos Mascari Bonilha afirmou que não fez distinção por questões partidárias e quando falou com a imprensa era para prestar contas da atuação.

O promotor atuou como na primeira zona eleitoral de São Paulo durante as eleições de 2016.

Em setembro, ele pediu a cassação da chapa de João Doria Júnior que concorreu e venceu a disputa pela prefeitura da capital paulista.

O integrante do MP disse que houve abuso de poder político porque o governador Geraldo Alckmin, padrinho político de Doria, teria negociado secretarias em troca de apoio político para a coligação municipal.

Não há prazo para o julgamento do pedido de Bonilha.

Confira a reportagem completa de Tiago Muniz:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.