Queda na indústria diminui o consumo de energia pela primeira vez desde 2001

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2016 11h03
USP Imagens Energia

 Pressionado pela queda da indústria, o consumo de energia no país sofreu sua primeira queda desde o racionamento de 2001. O índice medido pela Empresa de Pesquisa Energética registrou em 2015 o uso de 464 mil gigawatts-hora, uma queda de 2,1% em relação a 2014. A maior redução foi vista no setor industrial, que diminuiu o uso da luz em 5,3% no ano passado.

Falando a Paulo Pontes, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, aponta a crise e a alta do preço da energia como principais fatores para a queda: “Como consequência dessa queda da produção da indústria, você tem uma redução do consumo de energia. Mas não só na indústria, as residências tiveram um pequeno recuo e o comércio cresceu muito menos do que crescia antes”. Tolmasquim acredita que, se o verão no Sudeste se mantiver chuvoso, a possibilidade de as térmicas serem desligadas em 2016 é grande.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, fala ao repórter Victor La Regina que o sistema energético segue apresentando problemas: “O governo fala que está tudo bem, mas está bem porque o consumo caiu e não porque a oferta cresceu. Quando a economia voltar a crescer, provavelmente a gente outra vez vai passar pelo sufoco da falta de energia”.

A partir desta semana, a conta de luz ficou menos cara depois que a Aneel reduziu a bandeira vermelha para R$ 3 a cada 100 kilowatts-hora. Em média, a mudança vai gerar uma redução de 3% na conta de luz em São Paulo e de 2,5% no Rio de Janeiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.