Questionamento sobre troca de comando na PF é “irrelevante”, diz Torquato Jardim

  • Por Jovem Pan
  • 01/06/2017 08h13
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil Torquato Jardim - Ag Brasil

O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou em entrevista exclusiva à Jovem Pan que questionamento sobre uma eventual troca no comando da Polícia Federal é “irrelevante”. Segundo o novo mandatário da pasta, a continuidade da Operação Lava Jato independe das pessoas e é uma questão institucional.

“Continuará com Polícia Federal, Ministério Público Federal e com juízes federais, sejam quais forem as personalidades que ocupem essas comarcas. Não há nada que possa sugerir essa preocupação”, disse Jardim.

O novo ministro da Justiça, que tomou posse nesta quarta-feira (31), afirmou ainda que, no que depender do Ministério, a PF continuará contando com todos os meios necessários para continuar seus trabalhos.

Questionado se não era a PF que controla a Operação Lava Jato, Torquato Jardim foi categórico e disse que as pessoas compõem a dinâmica própria.

Inquérito contra Temer

Enquanto o processo contra a chapa Dilma-Temer corre para seu julgamento no próximo dia 06 no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro disse que não faz parte de seu trabalho atuar como um conselheiro. “Essa tarefa é do dr. Mariz, advogado do presidente”.

Torquato Jardim disse ainda não conhecer os autos que levaram à abertura de inquérito contra Temer, mas julgou como precipitado e destacou as análises de peritos que apontam manipulações nos áudios entre Temer e Joesley Batista.

Sobre o processo no TSE, o ministro disse não fazer prognósticos: “não faço prognósticos aritméticos. Por isso fiz faculdade de Direito e não de Engenharia”.

Sobre a continuidade do mandato do presidente da República, Torquato Jardim foi direto: “Temer vai até 1º de janeiro de 2019”, quando seu sucessor assume o mandato.

Segurança pública nos Estados

Sobre o Plano Nacional de Segurança, o ministro disse que a atuação nos Estados ainda não foi estudada por ele: “vou começar a fazer o dever de casa”.

Confira a entrevista completa de José Maria Trindade com o ministro Torquato Jardim:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.