Regras para transporte de entulho em SP começam a valer em meados de maio

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2017 08h07
SP - CAÇAMBEIROS/SP/PROTESTO - GERAL - Mais de cem caminhões caçamba protestam em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, no centro da capital, na manhã desta segunda- feira, 17. O protesto começou em torno das 3 horas da manhã. Os caçambeiros reivindicam mais locais para o descarte de entulhos da construção civil na cidade, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Outros veículos de carga permaneciam estacionados na Rua Libero Badaró e vias próximas ao viaduto. A SPtrans informou que 13 linhas de ônibus que passam pela região estão sendo desviadas. 17/04/2017 - Foto: DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Dario Oliveira/Estadão Conteúdo Caçambeiros - ae

A Prefeitura de São Paulo deve multar os caçambeiros que não seguirem as novas regras para transporte de entulho somente a partir do meio do mês que vem.

Trabalhadores do setor fizeram um protesto fechando o viaduto do Chá e vias próximas à prefeitura durante toda a manhã desta segunda-feira (17). Eles enfileiraram vários caminhões pesados num percurso que ia da rua Coronel Xavier de Toledo até a rua Líbero Badaró.

O protesto foi motivado porque a prefeitura publicou na sexta-feira (14) um decreto que estabelece uma guia eletrônica para o transporte de entulho em caçambas

A partir de agora, as empresas precisam registrar pela internet os detalhes de cada viagem em vez de preencher um papel.

O transportador Vagner Sousa Rodrigues reclamou das novas regras e considera que as empresas estão sujeitas a multas por detalhes. “Se você instalar a caçamba na rua, no mesmo instante você tem que cadastrar. Se você teve problema de internet, caiu sistema e você não fez o cadastro, se você tomar três multas você fica 15 dias sem poder trabalhar”, disse.

Com o protesto, representantes da prefeitura receberam uma comissão dos manifestantes e chegaram a um acordo no fim da manhã.

A administração municipal só vai cobrar multas a respeito só a partir do meio do mês que vem; os caçambeiros se comprometem a aderir ao sistema.

O vice-prefeito de São Paulo afirmou que a medida é necessária porque a fiscalização eletrônica será mais eficiente do que pelo papel.

Bruno Covas disse, no entanto, que as regras não mudaram em relação aos deveres que precisam ser cumpridos pelos caçambeiros. “A regra era a mesma na semana passada. Não mudamos a regra. O que mudamos é que agora a gente sabe o que vai acontecer. Agora a fiscalização não é de mentirinha”, ressaltou.

Bruno Covas ressaltou ainda que só no ano passado a prefeitura detectou 3.700 pontos de descarte irregular na cidade de São Paulo.

A nova guia eletrônica permitirá, por exemplo, que a Amlurb saiba mais rapidamente se um caminhão deixou de informar o destino do entulho.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.