Rio de Janeiro quer ajuda de R$ 20 bilhões da União para sair da crise
O governo do Estado do Rio de Janeiro quer ajuda de cerca de R$ 20 bilhões com aval do Governo federal para sair da crise. Cálculos feitos por fontes da Jovem Pan apontam para esse montante.
O governador Luiz Fernando Pezão vai a Brasília nesta quarta-feira (18), no mais tardar na quinta, para bater o martelo no acordo que vem sendo delineado com o Tesouro Nacional e a equipe econômica do Governo há algumas semanas.
O secretário de Fazenda do Estado, Gustavo Barbosa, tem passado muito tempo em Brasília para conseguir o apoio do Governo.
Diante da crise no RJ há muita gente “tirando proveito” das dificuldades. Por isso, as contrapartidas para a obtenção do montante serão duras. A Cedae, por exemplo, deve ser colocada como garantia destes empréstimos, que deverão ser concedidos por bancos públicos e privados, mas avalizados pelo Tesouro Nacional. Ou seja, se o governo do Rio não pagar, quem paga é o Tesouro.
Além disso, o Rio de Janeiro vai antecipar recursos futuros da produção e exploração de petróleo no Estado. Além disso, terá que aprovar o pacote de austeridades na Assembleia Legislativa.
Como se não bastasse, haverá ainda um programa de demissão voluntária no Estado e milhares de servidores podem ser afastados ou incorporados ao programa. O foco principal são funcionários de empresas, antigas, privatizadas ou extintas. O PDV do governo do Estado pode atingir cerca de três mil servidores.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.