Roubos de helicópteros podem aumentar segundo especialistas
Especialistas entendem que roubos de helicópteros poderão aumentar com o crescimento da frota em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (27/11), uma aeronave foi roubada no município de Mairinque, no interior do Estado, após decolar do aeroporto Campo de Marte. Um homem vestido de Papai Noel adquiriu o táxi aéreo e disse que faria um pouso em uma chácara onde estaria sendo realizada uma confraternização.
O presidente do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação, Décio Correia, diz a Anderson Costa que este tipo de crime tem sido comum: “Na minha opinião, pela proliferação de helicópteros que temos agora no Brasil, que é a segunda maior frota do mundo, esse é um tipo de ocorrência que poderá aumentar”. Para o comandante Décio Correia, as empresas de táxi aéreo não possuem instrumentos para fazer um melhor controle de quem está contratando o serviço.
Especialista no setor aéreo, Rui Torres, ressalta que os helicópteros são utilizados principalmente para o transporte de drogas: “Eles escapam do rastreamento dos radares e podem se locomover de um lugar para o outro sem precisar de aeroportos ou de muita infraestrutura. Não acredito que helicópteros pequenos sejam equipados com localizador automático”. Segundo o especialista, a não ser que o helicóptero vá para países vizinhos, dificilmente ele será utilizado para outro tipo de serviço.
Até o momento, a polícia ainda não encontrou a aeronave e o equipamento que faz o rastreamento foi desligado pelos criminosos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.